Atendimento Educacional Especializado

  • TGD
  • Psicologia
  • Psicopedagogia
  • Déficit Intelectual
  • Deficiência Visual
  • Deficiência Auditiva

domingo, 19 de junho de 2011

Ubuntu para vocês!!!

A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu.

Ela
contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva.

Comprou
uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam dentro.

As
crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.

O
antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.

Elas
simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?"

Ele
ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade,a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?

Ubuntu
significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós!"

Atente
para o detalhe: porque SOMOS, não pelo que temos...
UBUNTU PARA VOCÊS!

terça-feira, 14 de junho de 2011

POR QUE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CAMPO?

A Educação de pessoas com deficiências e transtorno global do desenvolvimento vive um momento de força.
 Enquanto nos vemos comprometidos em assegurar o direito de acesso à escola regular de todas as crianças, a PERMANÊNCIA  destas nas mesmas com garantia da aprendizagem se torna o maior e o mais amplo desafio da contemporaneidade.
A Educação no Campo tem peculiariedades de tempo, espaço  e acesso ainda mais desafiadores... A colheita, a migração, a política de assentamento, a militância, a estrada, o transporte, a informação, o atendimento médico...
A distância da localidade para receber os devidos atendimentos...
Foi vivenciando estas e outras inquietações, que desafiamos a equipe que presta atendimento educacional especializado do Centro de Referência a Inclusão Escolar a discutir de forma interativa /virtual como assegurar ao aluno do campo , o que é peculiar da diversidade auditiva, visual, intelectual, dos transtornos de aprendizagem, conduta entre outros aspectos das diversidade biológicas.
O BLOG Educação Inclusiva no Campo, tem por idealizadora a professora Lucília França e a criação e alimentação da professora Ana Cláudia Yamamoto, que tendo vivenciado a realidade da Escola do campo, se comprometeu em "puxar" a equipe para essa participação.
Quantos cursos precisaremos participar, quanta coisa nova descobrir, onde ir o que fazer?
Neste espaço, estaremos postando nossas descobertas, nosso encantamento com muitas experiências vindas das Escolas do Campo em Ilhéus, que silenciam tantas" impossibilidades", colocadas por quem ainda não se deu conta do amplo crescimento que a educação na DIVERSIDADE humana proporciona.
Escola do Banco do Pedro, da Tulha, de Olivença de Aritaguá... Tanta gente boa , fazendo tanta coisa boa...
Sejam bem vindos ao BLOG

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Mitos sobre déficit intelectual

Pessoas com deficiência intelectual são doentes.
     Já descobrimos que elas não tem uma doença e sim uma deficiência;
Pessoas com deficiência intelectual só aprendem até um determinado limite
Mentira. Dadas as condições de aprendizado, eles aprendem de tudo, inclusive a abstrair, que é um exercício mental.
Pessoas com déficit intelectual só se dão bem com seus iguais;
O relacionamento com pessoas sem deficiência pode ajudar no desenvolvimento delas. Portanto, essa interação é essencial.
São agressivas ou perigosas, dóceis ou cordiais;
As pessoas com deficiência intelectual, assim como as demais pessoas, refletem o ambiente em que vivem. Afinal a personalidade é socialmente construída.

Extraído Manual de convivência - Pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. - Cartilha da Inclusão Digital e Social para pessoas com necessidades especiais - dezembro de 2005, p 18

sexta-feira, 3 de junho de 2011

CRIE - 10 anos sendo referência em inclusão educacional

O Crie é um Centro que realiza atendimento educacional especializado para alunos da rede municipal de Ilhéus.
Criado em 2001 com iniciativa da Secretaria Municipal de Educação através de um projeto do FNDE/MEC que financiou a instalação do Centro, a formação de professores e a criação de salas de recursos nas escolas.
O Centro neste período recebeu o nome de CAPI ( Centro Psicopedagógico de Ilhéus), para em 2002 receber o nome de CRIE numa perspectiva de atender principalmente a rede de ensino municipal.
O Crie presta atendimento educacional especializado aos alunos com surdez e deficiência auditiva, cegueira e baixa-visão, alunos com deficiência intelectual e alunos com transtorno global do desenvolvimento em áreas como ensino de Braile para pessoas com deficiência visual, ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para alunos surdos, atividades de vida autônoma, artes e dança.
Contamos com uma equipe multiprofissional de 12 profissionais entre professores especializados, psicopedagogas e psicóloga.