A deficiência visual divide-se em dois grupos:
CEGUEIRA
- perda total da visão, quando a pessoa precisa contar com habilidades de substituição da visão;
- necessita do Sistema Braille ou sistemas que verbalizam textos em computadores.
BAIXA VISÃO OU VISÃO SUBNORMAL
- a função visual é comprometida, mas usa a visão para executar tarefas;
- apresenta resíduo visual que lhe permite ler impressos com auxílio de recursos didáticos e equipamentos especiais.
Uma das causas da baixa visão é o ALBINISMO.
O albinismo é uma condição de natureza genética em que há um defeito na produção pelo organismo de melanina. Este defeito é a causa de uma ausência parcial ou total da pigmentação dos olhos, pele e pêlos do animal afetado.
Estes indivíduos sofrem de transtornos visuais, fotofobia, movimento involuntário dos olhos (nistagmo) ou estrabismo e, em casos mais severos, podem chegar à cegueira. A exposição ao sol não produz o bronzeamento, além de causar queimaduras de graus variados.
CURIOSIDADE
Devido à falta de proteção contra a luz solar especialmente na pele e nos olhos, muitos preferem a noite para desenvolvimento de suas atividades, daí o nome FILHOS DA LUA.
A maioria das pessoas com baixa visão apresenta grande dificuldade em atividades que envolvam a leitura e a escrita. Como elas possuem maneiras próprias de ver, é praticamente impossível estabelecer-se um padrão gráfico único que atenda a todas com a mesma eficiência.
Mesmo cientes dessa limitação, consideramos importante instituir parâmetros que atendam ao maior número possível de pessoas que terão, pelo menos, uma parte de suas necessidades atendida, e dessa maneira possibilitar seu acesso ao conhecimento.
ADAPTAÇÃO DE TEXTOS PARA ALUNOS C/ BAIXA VISÃO
Modelos a serem adotados na adaptação de textos para alunos com baixa visão:
• Fonte: Arial, Verdana ou Tahoma. Não utilizar letras rebuscadas ou com serifas;
• Corpo: 24, em negrito;
• Número de caracteres por linha: de acordo com Natalie Barraga (1985), é recomendável o máximo de 39 caracteres por linha;
• Entrelinhas: sugerimos um espaço e meio entre as linhas para tornar a leitura mais eficiente;
• Espaço entre as palavras e letras: padrão;
• Cor do papel e da tinta: o papel branco, marfim ou gelo sem brilho e tinta preta proporcionam maior contraste;
• Opacidade do papel: suficiente para evitar sombreamento pelo seu verso (segundo FNDE/SEESP – gramatura mínima de 90g);
• Ilustrações: figuras simples, com poucos detalhes; contornos espessos e bem definidos, contrastantes com o fundo; cores vivas.
As ilustrações bem empregadas enriquecem o texto e facilitam sua compreensão. Elas devem estar próximas ao texto que lhes faz referência.
ORIENTAÇÕES PARA PAIS E PROFESSORES
Recomendamos o uso de:
1) lápis 6B ou com grafite escuro;
2) hidrocor ou caneta esferográfica preta;
3) papel branco com pautas ampliadas e/ou reforçadas em preto;
4) textos ampliados manualmente ou em computador;
5) gravuras simples, com poucos detalhes, contrastes intensos, cores vivas e contornos bem definidos;
Crianças com Albinismo têm dificuldades para distinguir pequenos detalhes. Isto pode prejudicar suas habilidades em leitura e matemática, mas quando eles têm ajuda na visão, podem perfeitamente fazer suas tarefas tão bem quanto os outros.
Às vezes, diferentes tipos de óculos podem ajudar, mas não são somente simples óculos. Os óculos têm que ser feitos por especialistas e especialmente para a visão da pessoa albina. Alguns albinos podem usar lupas manuais para ajudá-los na leitura.
Para pessoas com albinismo, aumentar o tamanho de letras ou coisas, não os ajuda a enxergar melhor. Melhorar o contraste no texto tem resultados melhores em muitas situações - por exemplo, utilizando a cor preta em papel branco, ou utilizando o quadro negro (realmente na cor preta) ao invés dos quadros verdes comuns.
Alessandra Santana Midlej Café - Pedagoga
Especializações: Psicopedagogia – Neuropsicologia – Educação Especial Inclusiva – Professora do Centro de Referência à Inclusão Escolar- CRIE, atuando na área de deficiência visual.
e-mail: asmidlejcafe@hotmail.com