Atendimento Educacional Especializado

  • TGD
  • Psicologia
  • Psicopedagogia
  • Déficit Intelectual
  • Deficiência Visual
  • Deficiência Auditiva

domingo, 2 de outubro de 2011



26 DE SETEMBRO DIA NACIONAL DO SURDO

A Comunidade Surda Brasileira comemora em 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES-Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Mas você sabe o que é surdez?

•A surdez é a diminuição da capacidade de percepção normal dos sons, que traz ao indivíduo uma série de conseqüências ao seu desenvolvimento, principalmente no que diz respeito à linguagem oral.

•Considera-se surdo o indivíduo cuja audição não é funcional na vida comum e, parcialmente surdo aquele cuja audição, ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva. A competência auditiva é classificada como: normal, perda leve, moderada, severa e profunda. A surdez severa e profunda impede que o sujeito adquira, naturalmente, a linguagem oral.

Surdo-Mudo?

O fato de uma pessoa ser surda não significa que ela seja muda. A mudez é uma outra deficiência, totalmente desagregada à surdez. São minorias os surdos que também são mudos. Fato é a total possibilidade de um surdo falar, através de exercícios fonoaudiológicos, aos quais chamamos de surdos oralizados. Também é possível um surdo nunca ter falado, sem que seja mudo, mas apenas por falta de exercício. Por isso, o surdo só será também mudo se, e somente se, for constatada clinicamente deficiência na sua oralização, impedindo-o de emitir sons.

O que é LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais?

Considerada uma língua completa, a Libras é a forma de comunicação e expressão gestual capaz de transmitir idéias e fatos. É a língua materna dos surdos do Brasil e, como tal, de igual importância para seus familiares, profissionais da área de surdez e de todos que trabalham e convivem com surdos. A Libras é completamente independente do português, seguindo regras gramaticais e de construção de significados diferentes. Ela não é, portanto, uma tradução da língua falada para a de sinais, ela é, sim, uma forma de linguagem própria dos deficientes auditivos.